Categoria

Exposição

Abelhas: Uma fonte de vida
Artista: Sidney Cardoso

Tá na rede

Produto das marcas

Banca de revista

Formas de pagamento

  • Cartão de Crédito
  • Mastercard Diners
  • Cartão de Débito
  • Bradesco
  • Depósito Bancário
  • Bradesco Itau Real
    Caixa
  • Boleto Bancário
  • Boleto
  • Parcelamento (Cheques)
  • Cheque

Site seguro

Voltar

Exposição

O Salão da Fotografia CONSIGO surgiu com a intenção de fomentar a fotografia como arte, desde a imagem documental à expressão abstrata, sua apreciação e discussão pelos amantes da fotografia, frequentadores da tradicional rua Conselheiro Crispiniano.
São 120m de área na CONSIGO destinados, desde o ano 2000, à exposição dos trabalhos de profissionais e amadores de diversas vertentes da fotografia.
Seja bem vindo e critique sempre!

Abelhas: Uma fonte de vida


A vida das abelhas

Existem, em todo o mundo, cerca de 25 mil espécies de abelhas espalhadas por quase todos os continentes. Curiosamente, em torno de 95% são espécies solitárias, ou seja, aquelas que não se unem a um grupo comum, enquanto as demais podem chegar a 200 mil abelhas em uma só colmeia. Tais colmeias têm diversidade de tamanhos, algumas chegam a medir apenas 2mm, outras chegam a mais de 2,5cm.

Poucas espécies possuem ferrão, a mais conhecida delas é a exótica da espécie Apis mellifera, conhecida popularmente como africanizada, europeia, ou ainda, abelha do mel. Esses apelidos demonstram sua grande agressividade e a alta produção de mel.

Estima-se que existam em torno 400 espécies de abelhas sem ferrão/abelhas indígenas de origem brasileira, que vivem em colmeias que possuem um sistema de vida organizacional interessante. Além dessas brasileiras, há ainda em nosso território outras 3 mil espécies de abelhas, sendo a maior parte delas do tipo solitárias.

As abelhas indígenas são espécies que, apesar de possuírem seu sistema de defesa, não apresentam agressividade alguma. Elas ainda têm o benefício de produzirem um mel muito saboroso e de alto valor comercial, sendo inclusive utilizado no sistema medicinal.

Em escala econômica, os serviços ecossistêmicos de polinização são valorados a razão de 10% do PIB agrícola, um expressivo montante que chega a 200bi/ano no mundo. Sua importância também expressa a geração de 1/3 de todos os alimentos que chegam em nossas mesas. As abelhas correspondem a 70% das culturas agrícolas. Em contrapartida, estudos apontam declínios dessa produção devido à ação do homem, que provoca desmatamento e dispersão de agrotóxicos em lavouras agrícolas, resultando na mortalidade em massa das abelhas. Nos centros urbanos, por sua vez, os problemas são outros, o fumacê contra a dengue, por exemplo, vem causando sérios problemas à vida das abelhas.

Como definir as abelhas: bioindicadoras da natureza, engenheiras, arquitetas, médicas, patriotas, guardiãs e por fim, trabalhadoras incansáveis que têm um único objetivo: manter a sua espécie.

Seja bem-vindo (a) ao mundo fascinante das abelhas....


Outras exposições

DEVOÇÃO - Festa de Iemanjá em Praia Grande

ENCONTRANDO AS ORIGENS: A Califórnia e a fotografia de paisagem

SENEGAL BRASIL - Histórias Imigrantes